segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Melhore a comunicação no casamento

Toda relação humana seja as de amizade, trabalho ou namoro é baseada na comunicação, e isso ocorre também no casamento. Quando criança, certamente, você já deve ter brincado com seus amigos (ou ouvido falar) de “telefone sem fio”. Uma brincadeira simples que consiste em formar uma fila de amigos, sentados lado a lado. O primeiro diz uma frase ao segundo sem que os demais escutem. Esse retransmite ao terceiro, assim por diante. Até que chegue ao último e esse precisa acertar (em casos, adivinhar) a mensagem secreta dita pelo primeiro. Mesmo sem haver pontuação ou um vencedor, é uma brincadeira bastante divertida, que me permite fazer algumas observações curiosas:

1 – Quanto mais complexo a mensagem, maior será a dificuldade de manter a sua integridade.
2 – Quanto mais amigos (retransmissões), mais a mensagem sofrerá desgastes.
3 – O transmissor precisa ser claro e o receptor com boa capacidade.
4 – Se a transmissão da mensagem for feita em voz alta, pode haver quebra do sigilo.
5 – Criança se diverte com uma facilidade impressionante.

Ou seja, o princípio básico da comunicação consiste na transmissão de uma informação de forma rápida, confiável e íntegra.O transmissor capta a informação e envia em forma de mensagem ao meio. Esse, por usa vez, envia ao receptor que traduz a mensagem em informação.

Pois bem, Nossa “boca” (Transmissor), emite um som que será propagado pelo ar (meio) e captado pelos “ouvidos” (Receptor) que, na maioria das vezes, as entende. No caso da escrita, os símbolos são captados pelos “olhos” através da luz. Assim por diante.

Bem simples, não acha? Todos os meios de comunicação seguem a mesma lógica. É claro que cada um possui sua complexidade e particularidade quanto a forma e meio de transmissão. Muitas das vezes nós pensamos que estamos transmitindo uma mensagem de forma clara (como na ilustração abaixo) mas na verdade o receptor não compreende da mesma forma, seja por barulho, distração ou outros impedimentos.

Um desapontado vendedor da Coca-Cola retorna de sua tarefa em Israel.
Um amigo pergunta:
- Porque você fracassou assim totalmente com os israelenses?

O vendedor explicou:
- Quando fui indicado para o Oriente Médio, eu estava muito confiante de que faria ótimas vendas por lá. Mas eu tinha um problema, eu não sabia falar Hebraico. Então eu planejei transmitir minha mensagem de venda através do seguinte pôster:


Primeiro um homem caído na quente areia do deserto, totalmente exausto e quase desmaiando.

Segundo, um homem bebendo a nossa Coca-Cola!

E terceiro, nosso homem agora está totalmente revigorado.

- Então esse pôster foi colado por toda Israel.

- Isso deveria ter funcionado, disse o amigo.

O vendedor explica:

- Sim, mas eu não tinha idéia que os israelenses leem da direita para a esquerda...

A comunicação é o meio mais eficaz para evitar a maioria dos problemas, pois é através da comunicação que expressamos os nossos sentimentos e podemos compreender melhor aquilo que se passa no coração do outro, por isso é muito importante que você desenvolva um relacionamento verdadeiro com o seu parceiro(a), pois, só assim você poderá viver um relacionamento de forma plena.

Então, o que eu devo fazer para melhor a comunicação no meu casamento? bom. em primeiro lugar nos devemos entender que não basta apenas falar por falar, temos que ser claros e depois botar em prática as dicas a seguir.


Atenção, não é receita de bolo, mas apresentamos algumas dicas para aperfeiçoar a comunicação no seu casamento.

Reservem tempo para passar juntos
Neste mundo ocupado, você descobrirá que mais e mais áreas da vida exigem do seu tempo. Não é raro que reservemos tempo para compromissos menos importantes do que compartilhar com a pessoa mais importante da nossa vida, o seu futuro cônjuge. É provável que você passe mais tempo de qualidade compartilhando coisas durante o seu namoro do que depois que casarem. É importante que comecem agora a separar um tempo para que os dois escutem um ao outro e compartilhem seus pensamentos.

Fale apenas por si mesmo.
Conscientizem-se dos seus próprios pensamentos e sentimentos, e assumam a responsabilidade de comunicá-los um ao outro. Ninguém pode falar por você, exceto você mesmo! Use frases com "eu": "Eu estou me sentindo triste porque...."; "Acho que precisamos abordar o problema dessa maneira, porque...."No momento, estou realmente machucado"; "Quero lhe contar como vejo esta situação..."; "Eu me sinto assim:..". A comunicação começa a ficar tensa quando você começa dizendo ao seu parceiro aquilo que ele pensa e sente ou como ele deveria pensar ou sentir.

Entenda que o seu parceiro percebe as coisas de modo diferente do seu.
Vocês nunca verão tudo exatamente do mesmo modo porque vocês vêm de famílias diferentes e com estilos de vida diferentes. Diferente não significa "errado"; não significa "ruim"; significa apenas "diferente". Às vezes vocês terão que concordar em discordar. Talvez seja necessário dizer: "Bem, acho que nós realmente enxergamos isso de modo diferente."A má comunicação muitas vezes resulta da nossa tentativa de provar que estamos certos. Pergunte a si mesmo se prefere estar certo ou estar feliz. Às vezes você não pode ter ambas as coisas. Se você não estiver interessado em escutar o ponto de vista do seu parceiro, você simplesmente não valoriza aquilo que ele ou ela pensa e sente.

Escute, realmente escute.
Escute – não somente o que está sendo dito, mas à mensagem total que está sendo enviada. Lembre que menos da metade da sua mensagem está sendo comunicada verbalmente, através de palavras ou do tom de voz. É importante escutar também as mensagens não-verbais do corpo, pois essas mensagens freqüentemente lhe darão pistas de como o seu parceiro está se sentindo.

Confirme aquilo que o seu parceiro está dizendo.
Isso se consegue deixando o parceiro saber o que escutamos ele dizer, e perguntando se o entendemos corretamente. Isso permite que ele corrija quaisquer mal-entendidos. Confirmar se entendemos reduz a adivinhação e a má interpretação – uma armadilha em que muitos caem. Lembre que você pode apenas falar por si mesmo e não pelo outro. Se tentar adivinhar o que o outro pensa, estará falando pelo seu parceiro!

Confirmar o que foi dito também permite que a outra pessoa saiba que você prestou atenção e que a valoriza suficientemente para assegurar-se que entendeu aquilo que está sendo discutido.Tempo, honestidade, clareza, respeito, valorização e amor de um pelo outro ajudarão os dois na arte da comunicação. A comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada, porém leva tempo. Você valoriza o seu futuro cônjuge e as coisas que ele diz? Ele valoriza os seus pontos de vista? Vocês gastam tempo compartilhando seus pensamentos e sentimentos? Que tipo de ouvinte é você? Atento, passivo, seletivo ou uma combinação dos três? Como você avaliaria as atuais habilidades de comunicação dos dois, como casal? Excelente? Médio? Precisando melhorar? A escolha é sua, e a escolha que vocês fizerem afetará o tipo de casamento que terão.
E por fim.


Entenda que homens e mulheres pensam e agem de forma diferente, isto é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails