sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Existe amizade entre Homem e Mulher?

Durante muito tempo, predominou a idéia de que seria impossível a amizade (nada além da amizade) entre um homem e uma mulher. Mas a entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho e o novo status adquirido com essa condição, nos anos 60, fizeram com que os dois sexos passassem a encontrar-se no escritório, nas reuniões de negócios e nas happy hours, em relações não raro pautadas pelo companheirismo.

Nos últimos 26 anos, a participação da mulher no mercado de trabalho cresceu cerca de 70%. Hoje, nas empresas brasileiras, há uma mulher para, em média, dois homens. O incremento dos laços profissionais e sociais entre os sexos provocou o florescimento da amizade desprovida de interesse sexual. Trata-se de uma grande conquista, sem dúvida.

No entanto, esse é um terreno que continua a ser escorregadio. "Ainda que não haja desejo entre os amigos, é preciso que se tome muito cuidado para um não seduzir amorosamente o outro", diz o psicólogo Ailton Amélio da Silva, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo. O jogo de sedução é um dado inerente a qualquer relação interpessoal. No caso de amigos de sexos diferentes, porém, ele pode ter implicações para além do recomendável. Sua melhor amiga só é sua melhor amiga porque, entre outros motivos, ela é interessante, d
ivertida, sabe de sua intimidade e, claro, o admira.

Se o que você quer mesmo é que essa relação continue como amizade, não arrisque. Aquela história de "só um beijinho" ou "uma noite apenas" tem tudo para acabar em complicação. Não caia na tentação de entrar nessa brincadeira com sua amiga. Imagine-a sempre como um homem. Difícil? Quem mandou ter uma amiga tão bacana.


Os empresários Marcos Campos, de 40 anos, e Fernanda Barbosa, de 36, conheceram-se há cerca de dez anos. Como os dois trabalham no mesmo ramo, inevitavelmente se encontravam e acabavam trocando algumas palavras. Conversa vai, conversa vem, eles descobriram muitos pontos em comum. "Sempre achei a Fernanda lindíssima. Mas, quando nos conhecemos, estávamos os dois namorando e não havia espaço para nada acontecer", diz Campos. "Hoje, sabemos tanto um do outro que não há lugar para o encantamento amoroso." Ainda assim, uma amiga tão próxima e bonita não é das melhores notícias para uma nova namorada. Para evitar ciúme e outros constrangimentos, Marcos preparou a namorada antes de apresentá-la a Fernanda. "Avisei que Fernanda é como um amigo homem: temos um carinho muito grande um pelo outro, trocamos confidências, ela dá palpite em todos os assuntos de minha vida - dos amorosos aos profissionais", diz o empresário. "A única diferença com relação a uma amizade masculina é que Fernanda me ajuda a entender melhor a cabeça das mulheres."

Fernanda, Marcos e a namorada dele, por enquanto, estão se entendendo às maravilhas. A presença de uma grande amiga na vida dele (amiga, e nada além de amiga), contudo, pode ser um fator de instabilidade para o casal. A psicóloga Julieta Quayle, do Hospital das Clínicas de São Paulo, especialista em relacionamentos amorosos, dá algumas sugestões para que o triângulo se mantenha harmonioso. São elas:


Não teça comparação entre as duas mulheres (especialmente se ela for desfavorável à namorada) e jamais exagere nos elogios à amiga. Esse tipo de atitude, além de criar um clima de competição entre as duas, pode deixar sua namorada mais insegura do que o normal.

Não faça comentários sobre os detalhes da vida amorosa de sua amiga. Sua namorada pode achar que você também comenta intimidades com ela -- o que provavelmente é verdade, mas ela não precisa saber.

Não fale mal do namorado de sua amiga. Sua namorada pode achar que você está com ciúme.

Se você sair sozinho com sua amiga, avise sua namorada e mantenha o celular ligado o tempo todo.

Tente aproximar as duas, mas sem forçar uma amizade entre elas.

Se sua namorada tiver amigos, trate-os bem. Dessa forma, você atesta acreditar realmente que pode existir apenas amizade entre homens e mulheres.

Fonte: Veja on-line

Um comentário:

  1. Não, não pode haver amizade entre um homem e uma mulher, a não ser que haja alguma "barreira". Essa "barreira" pode ser uma diferença muito grande de idade, um dos lados ser homossexual, um dos lados ser muito feio, um dos lados ser namorado(a)ou esposo(a)de um irmão ou de uma irmã ou de um amigo ou de uma amiga, etc. Essa história de amizade entre um homem e uma mulher é fantasia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails